Presente em vários produtos da indústria plástica, o polipropileno se destaca por ser um material versátil e muito durável. Ele é eficaz na construção de cases de proteção, por exemplo, protegendo equipamentos no dia a dia.
A combinação de leveza, resistência e flexibilidade faz dele uma ótima escolha para oferecer segurança no transporte de objetos delicados. A seguir, conheça mais sobre os diferenciais do polipropileno, suas aplicações e benefícios na construção de cases.
O que é o polipropileno?
Também representado pela sigla PP, é um polímero, ou seja, um plástico derivado do propeno ou propileno. Ele é classificado como um plástico reciclável e também um termoplástico, pois pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas.
Ele apresenta baixo custo de processamento em relação a outros materiais, o que garante uma matéria-prima mais barata para a indústria e um produto final de excelente custo-benefício para o consumidor.
O polipropileno oferece um excelente equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas, além da resistência mecânica. Vamos falar mais sobre todas essas características a seguir!
Principais vantagens do polipropileno:
- Alta resistência à tração e flexão
O índice de resistência à tração varia entre 30 a 40 MPa. Com dureza moderada mas superior a outros plásticos, alcança uma resistência à flexão de até 1500 MPa. - Leveza
Objetos em polipropileno são leves, fáceis de transportar. Isso é especialmente vantajoso em seu uso em cases de proteção. - Resistência química
Possui elevada resistência a uma ampla gama de ácidos, álcalis e solventes. - Resistência térmica
Sua temperatura de fusão é entre 160°C e 170°C. Por tanto, o polipropileno pode suportar e as temperaturas altas do dia a dia sem nenhum problema. - Resistência ao impacto
Oferece ótima resistência ao impacto, mesmo em baixas temperaturas, onde muitos plásticos se tornam mais frágeis. - Durabilidade
O polipropileno é altamente durável, com uma vida útil que pode chegar às décadas. Além disso, é reciclável, reduzindo o impacto ambiental.
Onde o polipropileno é usado?
Pela sua fácil moldagem, o PP é aplicado em inúmeros tipos de produtos, como:
- Embalagens
Especialmente para alimentos, cosméticos e produtos químicos, já que também oferece vedação excelente. - Indústria automotiva
Usado na fabricação de painéis, conectores, revestimentos internos e outras peças de automóveis, devido à sua leveza e resistência ao desgaste.
- Itens médicos e farmacêuticos
O polipropileno também é de fácil higienização, sendo ideal para a área da saúde. - Construção
Oferece segurança ao ser empregado em tubos, fiação e outros componentes. - Cases de proteção
Garante cases leves, fáceis de transportar e que absorvem impactos.
O polipropileno é considerado praticamente inquebrável
Sabe quando um pedaço de plástico é dobrado e se quebra imediatamente? Isso não acontece com o polipropileno! Ele é altamente flexível, o que significa que pode ser dobrado múltiplas vezes ao invés de se romper.
Isso garante uma durabilidade maior, praticidade ao ser usado em partes móveis (como dobradiças de um case) e uma melhor distribuição da energia dos impactos, tornando-o mais resistente a rachaduras.
Ao ser submetido a uma força ou impacto, ele se deforma ou dobra, diminuindo as chances de que se quebre em condições normais de uso. O polipropileno se quebra apenas ao sofrer impactos excessivamente fortes ou em temperaturas muito extremas.
Conheça a linha Safe Case: o polipropileno em ação para proteger seus equipamentos!
Seja para uso profissional ou profissional, a linha oferece ótimas escolhas para quem quer aliar proteção, leveza e ótimo custo-benefício ao transportar equipamentos delicados. Confira todos os cases aqui!